Início » O que é BPO Financeiro e como implementá-lo na sua empresa?

O que é BPO Financeiro e como implementá-lo na sua empresa?

O que é BPO Financeiro e como implementá-lo na sua empresa

Com a correria do dia a dia, muitos empreendedores não conseguem cuidar das finanças de seus negócios como gostariam. O problema é que essas falhas tendem a prejudicar o crescimento sustentável da empresa. A complexidade envolvida faz com que pequenas empresas, muitas vezes, não possam contar com uma estrutura administrativa financeira. E para alcançar bons resultados, precisam ter cuidado redobrado com as finanças do negócio.

 

Mas saiba que existe uma solução que pode te ajudar a mudar essa realidade, o BPO Financeiro. Confira: 

 

BPO, Business Process Outsourcing, ou terceirização dos processos de negócios, quando voltado para o setor financeiro, seu o objetivo é contratar uma empresa especializada na função para garantir que os fluxos operacionais sejam executados com eficiência, assim, os processos da área são integrados.

 

Essa prática vem ganhando força nos últimos anos. Muitas empresas, de todos os portes e segmentos, buscam essa alternativa para aumentar sua produtividade e lucratividade, ao mesmo tempo que reduzem custos. Como consequência, há maximização dos resultados econômicos e financeiros. Isso oferece a possibilidade para o negócio olhar para o futuro e se concentrar naquilo que é relevante.

 

O BPO Financeiro será responsável por toda a sua gestão financeira e poderá também realizar as atividades contábeis. Neste caso, a agilidade e controle aumentam ainda mais. Para empresas com equipes reduzidas ou sem um responsável financeiro, a contratação do mesmo garante a expertise necessária para a gestão. Nas empresas maiores, este modelo pode assumir atividades que prejudicam o andamento e desenvolvimento da equipe. Além de trabalhos manuais, que podem liberar os funcionários para funções mais estratégicas, por exemplo.

Quais as atividades exercidas pelo BPO Financeiro?

Qualquer atividade financeira é passível de terceirização, como contas a pagar e a receber, faturamento e fluxo de caixa. Entre as atividades que podem ser terceirizadas estão:

 

Análise de crédito;

Conciliação bancária;

Gestão de indicadores;

Contas a pagar e a receber;

Elaboração do fluxo de caixa;

Emissão de documentos fiscais etc.

 

Outras tarefas mais estratégicas também podem ser terceirizadas. É o caso do orçamento empresarial e da controladoria. Além disso, os profissionais fazem uma revisão dos processos, com o objetivo diminuir os custos trabalhistas e problemas de gestão, especialmente referentes aos colaboradores, caso de absenteísmo, férias, faltas e mais.

 

E as vantagens? 

 

As inúmeras vantagens do BPO financeiro são inquestionáveis para empresas de todos os portes, mas especialmente para pequenos e médios negócios. 

 

Uma das vantagens ao se terceirizar a gestão financeira é poder focar no que realmente importa. Desta forma, deixando as burocracias financeiras com alguém que tem processos e métricas bem estruturadas. Você obtém maior controle de todos os recebimentos, saídas, vencimentos e gestão inteligente do seu fluxo de caixa. Assim, todo o processo apresenta melhor eficiência. É também uma opção que traz menor custo trabalhista. 

 

Como implementá-lo na sua empresa? 

 

O primeiro passo para implementar o BPO Financeiro no seu negócio é organizar seus setores. Para isso, você deve padronizar os processos e utilizar ferramentas para facilitar o controle financeiro, emissão de documentos e importação de extratos bancários, por exemplo. 

 

Adotar uma plataforma de gestão financeira e contábil é imprescindível para organizar seu BPO de finanças, pois são atividades que se complementam de forma estratégica quando o assunto for avaliação do desempenho do cliente. Com a solução tecnológica certa, você agiliza o serviço, consegue integrar os dados facilmente e reduz custos.

 

Além disso, dúvidas e soluções você pode sanar diretamente com um escritório de contabilidade qualificado e com experiência. 

 

A Haas Contabilidade pode te ajudar nesse processo. Entre em contato e alavanque seu negócio. Estamos localizados em Santa Cruz do Sul – RS, na rua Carlos Trein Filho, 293. Ou ligue para: (51) 3715-2696 e (51) 3902-0488.