Início » COMO REDUZIR O CUSTO FIXO DA EMPRESA?

COMO REDUZIR O CUSTO FIXO DA EMPRESA?

O biênio 2020/2021 foi literalmente uma prova de fogo para os gestores empresariais, mais que isso, um divisor de águas, que apontou, quem de fato soube contornar, não somente um momento inesperado e de proporções alarmantes, como se refazer diante de tantas incertezas.


Reduzir o custo fixo da empresa, se tornou muito mais que um processo e sim parte fundamental no fortalecimento do segmento no mercado. Um aprendizado que auxilia, a se ajustar, a crises e a instabilidade econômica. Não se trata de apagar incêndios, mas, estar economicamente preparado para gastos permanentes, independentemente das vendas ou dos resultados.


  • Para isso, é importante conhecer bem o seu negócio, todos os processos, atividades e funcionamento da estrutura da empresa, tendo assim uma visão clara do fluxo de caixa e como tudo funciona. 

  • Repensar a jornada de trabalho e otimizar, com o intuito de melhorar a produtividade, economizar com os custos de operação profissional e estrutural. Faça ajustes!

  • Aproveite a tecnologia e faça trocas inteligentes, por exemplo: a substituição de lâmpadas, verificação do consumo de energia de equipamentos, optar por outros que gastam menos.

  • Adote o trabalho remoto, diminua gastos com deslocamento dos colaboradores, utilize softwares para o controle financeiro e desenvolvimento de atividades. 

  • Terceirize o que for possível, para economizar, ter um serviço de qualidade e manter o foco da equipe nos trabalhos essenciais. 

  • Digitalize a documentação da empresa, evite desperdícios, reutilize, repense os processos com foco na sustentabilidade.

  • Por fim, negocie com fornecedores, procurando os melhores preços, condições, observando outras oportunidades. Analise e repense antes de aceitar uma proposta, visando o custo-benefício. 


Para que todas essas etapas, sejam realizadas com eficiência e agilidade, conte com os contabilistas da Haas! O custo é fixo, mas, as suas escolhas podem ser melhores para o crescimento da sua empresa. 


Para mais informações ou dúvidas, seguem os fones: (51) 3715-2696 e (51) 3902-0488. Se preferir, faça-nos uma visita na rua Carlos Trein Filho, 293, centro de Santa Cruz do Sul – RS.