Início » COMO UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL PODE AJUDAR A SUA EMPRESA

COMO UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL PODE AJUDAR A SUA EMPRESA

Um escritório contábil presta vários serviços à outra empresa, desde a abertura, assessoria à gestão financeira e até mesmo o encerramento da mesma. 


Ele é fundamental para que se obtenha sucesso e para que sua empresa se mantenha dentro das questões burocráticas previstas em lei.


Apenas as Microempresas Individuais (MEI) não são obrigadas a contratar um contador, o que pode levar as empresas maiores a pensarem que a contratação de um escritório contábil para manter o seu negócio em dia pode não ser algo tão positivo assim.


Mas, é aí que essas grandes empresas se enganam! Pois o escritório contábil em sua empresa, além de manter suas obrigações fiscais em dia, traz grandes informações para a tomada de decisão dos gestores.


É importante ter a consciência de que se a empresa não conta com um bom serviço contábil, ela corre grandes riscos como: falhas nos seus impostos, lançamentos de valores equivocados, alienação às novidades e atualizações, além de pensar que contabilidade só tem a ver com apuração de impostos.


Muito mais do que os impostos, no que mais um escritório de contabilidade pode ser útil para a minha empresa?!


Quando for abrir a sua empresa, o escritório de contabilidade te ajudará na verificação da legislação municipal, estadual e federal (que contém várias burocracias), pois é necessário que se tenha conhecimento de quais legislações se adequam para aquele tipo de empreendimento.


Ainda dentro da abertura de sua empresa, o escritório contábil realizará a definição dos códigos CNAE, escolherá a sua natureza jurídica, definirá o porte da empresa e escolherá o regime tributário e a verificação das alíquotas de imposto.


Outra tarefa importante também realizada pela contabilidade é a escrituração contábil, onde ela é responsável pelos livros contábeis, que envolve: DRE (Demonstrativo de Resultados da Empresa), registro de apuração dos impostos, balancete, balanço patrimonial, conciliação bancária, etc.


Você já ouviu falar sobre as obrigações acessórias?! Pois é, elas também são responsabilidade da contabilidade. E nela existem as seguintes burocracias que devem estar em dia na sua empresa: 


  • DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Físicas);

  • DCTF (Declaração de Débitos Tributários Federais);

  • DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional);

  • DIRF (Declaração de Imposto Retido na Fonte);

  • RAIS (Relações Anuais de Informações Sociais); 


Existem ainda outras burocracias nas quais o escritório contábil se torna responsável, dentre elas estão:


  • Emissão de certidões negativas de débitos;

  • Assessoria trabalhista;

  • Assessoria para planejamento tributário;

  • Encerramento da empresa;


Então, se você está planejando a abertura de sua empresa, antes de mais nada, não esqueça de contar com a Haas Contabilidade, pois a gente facilita o desempenho da sua empresa!

   

Você pode obter mais informações ou tirar dúvidas através dos fones: (51) 3715-2696 e (51) 3902-0488 ou vir nos visitar na rua Carlos Trein Filho, 293, no centro de Santa Cruz do Sul – RS.