Início » O PONTO DE EQUILÍBRIO DA SUA EMPRESA

O PONTO DE EQUILÍBRIO DA SUA EMPRESA

É uma ferramenta para identificar o quanto a sua empresa precisa vender para que as receitas se igualem aos custos e em que momento isso acontece.


O ponto de equilíbrio identifica o valor mínimo de faturamento da empresa acautelando para não gerar prejuízos.


Isso significa que, quanto menor for o indicador, menos riscos a empresa corre, e, tendo o ponto de equilíbrio baixo, a empresa fica à frente de seus concorrentes, pelo fato de seus custos variáveis ficarem relacionados aos seus custos fixos.


Para fazer o cálculo, basta dividir os custos e despesas fixas pela margem de contribuição e o resultado obtido é a receita para igualar os gastos e ter lucros.


Vale lembrar que, além desse ponto de equilíbrio contábil, existem outros dois:

  

  • Financeiro: é voltado apenas para os gastos feitos através do caixa da empresa.


  • Econômico: é o dinheiro parado, investido no mercado financeiro, onde a empresa passa a obter esses lucros a partir do momento em que a remuneração desse valor for parecida com o lucro anual dos investimentos feitos ali.


Conclui-se então que, a finalidade do ponto de equilíbrio de um modo geral, é ser a referência na hora de gerar lucros para a sua empresa.


Você pode obter mais informações ou tirar dúvidas através dos fones: (51) 3715-2696 e (51) 3902-0488 ou vir nos visitar na rua Carlos Trein Filho, 293, no centro de Santa Cruz do Sul – RS.